terça-feira, 28 de outubro de 2014

Igualdade: até que ponto?!

Igualdade: até que ponto?!

Todos nós sonhamos com o princípio da igualdade, mas será que ela existe? Todos tentamos acreditar que sim, ou pelo menos tentam fazer com que acreditemos. 
À priori acredita-se que sim, que todo o indivíduo nasce igual e é igual perante a lei (não me recordo bem das palavras exatas que constam na nossa constituição da República, mas é algo do género). Depois vamos crescendo e vamo-nos interrogando acerca da mesma em pequenos aspetos do nosso dia a dia. Vou tentar explicar-me: se todos somos iguais, porque é que uns meninos frequentam os melhores colégios e outros apenas lhes sobram as piores escolas publicas?, porque em certos espaços pessoas sem nenhuma limitação fisica tem prioridade e acesso a lugares especiais (VIP) e outros nem frequentar esses recintos podem?, porque há pessoas que precisam de fazer cirurgias, as quais ficam tempos infinitos à espera para as fazer e outros tem acesso aos melhores medicos e melhores hospitais no momento exato que precisam da mesma cirurgia? Mas ainda uma coisa mais grave, porque uma pessoa que rouba para comer vai de imediato presa para uma prisão "rasca" e corruptos que roubam aos milhões muitas vezes são ilibados e em casos mais graves, vão para a prisão da Carregueira, uma prisão onde só tem presos VIP?!
Numa dimensão mais alargada, porque as meninas em paises árabes não podem ir à escola, sendo a escola a fonte do desenvolvimento econômico, social e politico de paises que tanto dependem disso para se sustentarem e resolver os seus problemas? Porque razão isso acontece nos paises onde predomina a religião islâmica? Porque as mulheres são tratadas de forma tão diferente dos homens principalmente nessas culturas? Voltando à escola, verão os islâmicos a escola como um "inimigo" à sua religião por "contrariar" alguns aspetos que não serão benéficos para a manutenção desta religião? Mas porquê o rapto de centenas de meninas na Nigéria recentemente?!

Estaremos nós a confundir géneros de igualdade?! A igualdade de oportunidades com a igualdade de bens/posses?!
Todos nós somos iguais, a constituição do ser humano é igual, excetuando o último Par de cromossomas, que pode ser XY ou XX, que define o sexo, mas de resto é tudo igual em todos os sítios, em todos os países.
O que de errado se passa para estarem tão mal distribuidas certas "regalias"?!

Um objetivo para um futuro melhor, muito melhor, será "EDUCAR PARA FORMAR", gosto desta frase que me surgiu agora porque transmite a ideia de que se educarmos com os melhores princípios, os melhores ideais, estaremos a formar melhores pessoas, melhores indivíduos (E melhores políticos!).

Peço a vossa reflexão sobre este assunto e se quiserem, a vossa opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário